12 curiosidades sobre barba.

Barba na guerra.

1) Em 345 A.C Alexandre o grande, proibiu seus soldados de ter barba. Tal fato se deu porque o general acreditava que a barba poderia atrapalhar na hora da batalha.

2) Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba.

3) Durante a Idade Média, a barba sinalizou a separação ocorrida na Igreja Cristã com a realização do Cisma do Oriente. Muitos dos clérigos católicos eram aconselhados a fazerem a barba para que não parecessem com os integrantes da igreja ortodoxa ou até mesmo com os costumeiramente barbudos judeus ou muçulmanos.

4) Abraham Lincoln foi o primeiro barbudo a se candidatar como Presidente dos Estados Unido. Segundo consta ele deixou a barba crescer depois de uma menina mandar uma carta dizendo que ele ficaria melhor com barba.

5) Segundo pesquisa realizada na Itália, vendedores com barba são mais dignos de confiança e, por isso, conseguem fechar negócio com maior facilidade.

6) A conhecida navalha em “T” foi inventada pelos irmãos norte-americanos Kampfe. Já a Gillete foi criado pelo também norte-americano King Camp Gillette, um caixeiro viajante.

7) A barba caiu em desuso na primeira década do século XX. O mesmo ocorreu com os bigodes fartos anos depois. O rosto liso virou sinônimo de higiene e beleza. Mas a partir dos anos 1960, a barba voltou a ser largamente utilizada nos países ocidentais graças ao movimento hippie e à cultura gay.

8) Durante o século XX, o rosto lisinho virou sinônimo de civilidade e higiene. Muitas empresas e instituições governamentais não admitiam a presença de barbudos em seus quadros de funcionários.

9) Cavanhaques e bigodes começaram a virar febre entre os homossexuais norte-americanos entre as décadas de 1970 e 1980. Um dos seus maiores representantes foi o cantor Freddie Mercury.
10) Segundo o Guiness Book, chamado de Livro dos Recordes, o homem com a barba mais longa do mundo é o indiano residente no Canadá Sarwan Singh. A barba do senhor Singh mede inacreditáveis 1,89 metros.

11) Ainda segundo o Guiness Book, a mulher com a barba mais longa é Vivian Wheeler. A barba de Wheeler mede 28 centímetros.

12) A barba foi por várias vezes associada a grupos religiosos, filosóficos e políticos – inclusive movimentos sociais. Durante a ditadura militar brasileira, ela foi símbolo da esquerda comunista e do movimento sindical.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in